-
Arquitetos: Wespi de Meuron Romeo architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Giacomo Albo architect/photographer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para uma família de quatro pessoas. A forma exterior irregular do volume é determinada pelo desenho do lote e as respetivas distâncias fronteiriças. Um retângulo claro está inscrito nesta forma irregular que corresponde ao espaço interior aquecido; no vale e nas encostas das montanhas, os pátios internos estão localizados em frente ao espaço de convivência.
A forma exterior poligonal e a morfologia do terreno fazem com que o volume pareça uma rocha arcaica. Essa impressão é reforçada pelas superfícies de concreto aparente, que se tornam cada vez mais escuras com o tempo, pelas trepadeiras nas fachadas e pelas poucas e pequenas aberturas quadradas nas paredes.
Em direção à rua privada em frente, o volume se apresenta como uma discreta estrutura térrea fechada. A única abertura para a rua é o portão de aço que leva ao pátio de entrada. Um logradouro com 3m de largura, arborizado e com pavimentação tradicional em pedra natural, conecta a casa à rua e valoriza este espaço.
No lado do vale, a casa é percebida como um volume maior e escalonado. Ela foi projetada em três níveis. No pavimento superior, encontra-se a entrada e a sala de jantar com cozinha aberta; os dois lados têm fachadas completamente fechadas; os outros dois lados são totalmente envidraçados em direção aos pátios, nas subidas e descidas.
O pátio de entrada na encosta da montanha protege a casa das vistas da rua e, ao mesmo tempo, fornece iluminação ideal e luz solar direta para o espaço habitacional. As paredes fechadas do pátio à beira do lago refletem a luz do sol para o interior. Em uma parede espessa, há uma escada externa que leva a um pequeno terraço na cobertura, o qual oferece uma vista desobstruída do lago e da paisagem.
A sala de jantar com a cozinha aberta atua como um espaço ao ar livre em diálogo com os pátios internos parcialmente verdes nas encostas da montanha e do vale. Reforçados por várias claraboias eles transmitem a mudança da atmosfera e da luz de uma forma extraordinariamente intensa.
Quatro quartos e banheiros estão localizados no andar intermediário. A iluminação natural deste nível é também assegurada por pátios interiores que se projetam para o lado do vale. O nível inferior contém uma despensa e salas técnicas, bem como uma entrada secundária e uma saída para o jardim.